Idoso retira tumor de 21 kg do abdômen na Alemanha

Uma equipe de cirurgiões do hospital Klinikum Alternburger Land, na Alemanha, extirpou do abdômen de um homem de 71 anos um tumor de 21 quilos. O cirurgião chefe do hospital, Rigo Voigt, explicou nesta sexta-feira que o tumor, em processo de crescimento, tinha alcançado um diâmetro de 37 centímetros e que a intervenção durou cerca de três horas.

Voigt também disse que a cirurgia foi muito complicada já que o tumor já tinha atingido os vasos sanguíneos vitais do aparelho digestivo. “Tumores dessas dimensões são raros, assim como as intervenções por esses problemas, inclusive nas clínicas universitárias”, disse o cirurgião, que comentou que a extirpação foi total e o que paciente se recuperou e já recebeu alta.

O idoso foi procurar o médico porque seu abdômen aumentava rapidamente em pouco tempo. Em outubro, uma equipe cirúrgica da Universidade de Dresden extirpou um tumor de 28 kg do abdômen de uma mulher idosa, enquanto em setembro, na cidade de Münster, outra mulher teve que passar por uma intervenção cirúrgica por conta de um tumor de 18 kg no útero.