Hugo Chávez diz estar “totalmente livre” do câncer

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que está “totalmente livre” do câncer que enfrenta há mais de um ano. O anúncio acontece apenas três meses da eleição presidencial venezuelana, na qual Chávez é amplo favorito à reeleição.

“Livre, livre, totalmente livre”, disse Chávez a repórteres, quando questionado sobre seu estado de saúde.

Chávez, 57, foi diagnosticado com câncer na região pélvica em junho de 2011. Ele chegou a dizer que estava curado no fim do ano, antes de ser diagnosticado com uma reincidência da doença em fevereiro passado.

Depois de se submeter a uma nova rodada de quimioterapia, realizada em Cuba, Chávez retomou parcialmente a participação em atos oficiais nas últimas semanas.

Apesar da série de declarações sobre sua vitória contra o câncer, o presidente não revela detalhes da doença e nem ao menos os sintomas do traramento, embora haja persistentes rumores de que seu estado de saúde é grave.

A última declaração foi feita em uma entrevista coletiva de quatro horas, na qual o presidente prometeu ainda começar sua campanha nas ruas na quinta-feira, com uma série de caravanas no interior do país -um evidente esforço para mostrar que sua saúde vai bem.

“Graças a Deus estou aqui e a cada dia eu me sinto em melhores condições físicas. Creio com firmeza que essa expressão de limitações físicas […] não vai ser um fator influente nesta campanha. As limitações qie eu tenho tido, produto do processo que vivi, eu estou superando-as”, disse Chávez.

“Agora é quando eu entro em ação. Nossa ofensiva começa agora”, disse o venezuelano. “Chávez está de volta nas ruas, o furacão bolivariano”, acrescentou, em referência ao seu ídolo espiritual e herói da independência venezuelana, Simon Bolívar.

Apesar do otimismo de Chávez, oncologistas afirmam que é impossível decretar a cura completa de um câncer antes de ao menos dois anos desde o último diagnóstico da doença.

No poder desde 1999, o venezuelano é candidato à reeleição para um terceiro mandato consecutivo na eleição de 7 de outubro. Ele enfrentará o ex-governador Henrique Capriles Radonski, 39.

Disposto a ficar no poder ao menos até 2019, Chávez diz que uma eventual vitória no pleito levará seu projeto de implementar “o socialismo do século 21”, iniciado em 1998, a “um ponto sem retorno”.

Voltar ao topo