Hugo Chávez chega a Cuba para tratar câncer

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou a Havana hoje pela manhã para realizar um tratamento especial de oxigenação hiperbárica, que faz parte de sua recuperação de um câncer, que enfrenta há um ano e meio.

A viagem do mandatário acontece quase dois meses depois de ser reeleito presidente e a três semanas das eleições estaduais e municipais, marcadas para 16 de dezembro.

Segundo o jornal cubano “Granma”, o tratamento é parte do processo de fortalecimento de sua saúde e incluirá diversas sessões de respiração de oxigênio puro em câmaras pressurizadas.

A oxigenação hiperbárica não é um tratamento oncológico, mas pode ser indicada a pacientes que passaram por radioterapia, como o venezuelano. A maior oxigenação acelera processos de cicatrização de lesões e ajuda no tratamento de infecções de difícil controle.

O procedimento não é de alta complexidade -a escolha de se tratar em Cuba remete ao rígido controle de informação na ilha. Implica a respiração de oxigênio puro e é realizado em câmaras pressurizadas.