Hong Kong restringe importação de alimentos do Japão

O Departamento de Higiene Ambiental e Alimentar de Hong Kong informou hoje que vai proibir a importação de alguns alimentos do Japão, após ter descoberto vegetais contaminados por radiação. A proibição se aplica a produtos lácteos, frutas e vegetais de cinco cidades japonesas perto da usina nuclear de Fukushima, atingida pelo terremoto e pelo tsunami em 11 de março.

De acordo com a entidade de Hong Kong, três amostras de vegetais apresentaram contaminação radioativa. No entanto, o órgão não forneceu mais detalhes. A emissora local RTHK afirmou que os testes apontaram leituras até dez acima dos níveis seguros em alguns vegetais.

O território chinês é o primeiro governo asiático a impor tal restrição, após os Estados Unidos terem banido as importações de produtos lácteos e itens alimentícios de áreas próximas de Fukushima.

A França pediu à União Europeia (UE) para impor “controles sistemáticos” das importações de alimentos japoneses, enquanto autoridades sul-coreanas disseram estudar uma proibição dos embarques de itens vindos de regiões localizadas perto da usina nuclear. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.