Um homem não identificado ateou fogo a si mesmo nesta terça-feira diante do tribunal onde o ultradireitista Anders Behring Breivik está sendo julgado pelo atentado duplo que deixou 77 mortos na Noruega em julho do ano passado.

continua após a publicidade

Segundo a polícia, o homem espalhou um líquido inflamável sobre si mesmo e ateou fogo ao próprio corpo em frente à entrada do tribunal.

“Havia policiais no local e o fogo foi apagado rapidamente”, afirmou Finn Belle, líder das operações policiais. “O homem sofreu queimaduras e foi transportado para o hospital da Universidade de Oslo.”

A identidade do homem e o motivo do ato não foram revelados. Belle também não soube informar se a atitude tem relação com o caso de Breivik, que está sendo julgado desde meados de abril. “Dá para imaginar que está relacionado, mas não temos informações sobre isso”, afirmou.

continua após a publicidade

Breivik, que se descreve como militante antimuçulmano, é o autor confesso dos atentados que mataram oito pessoas em Oslo e outras 69 na ilha de Utoya. Desde o início do julgamento, ele não tem demonstrado remorso pelos ataques e afirma que as vítimas traíram a Noruega ao aceitar o multiculturalismo. As informações são da Associated Press.