Holograma de príncipe Charles participa de fórum sobre energia

Londres – Após duras críticas pelo impacto ambiental de suas viagens aéreas, o príncipe Charles passou a usar um novo método de deslocamento, pela primeira vez na história da família real britânica: aparições holográficas tridimensionais.

Recentemente convidado à cúpula World Future Energy Summit, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, o príncipe apareceu em uma projeção holográfica tridimensional, produzida desde o Reino Unido, enquanto cumpria outros encargos oficiais em Londres.

Em janeiro, ambientalistas criticaram com veemência as viagens do príncipe, em ocasião de uma visita aos Estados Unidos, quando Charles voou com sua segunda mulher, Camilla, e mais 12 pessoas, para receber um prêmio pelo empenho ambientalista, entregue pelo atual "guru" norte-americano do meio-ambiente e ex-candidato à presidência, Al Gore. O avião real gerou, durante o trajeto, cerca de 20 toneladas de CO2.

Dessa vez, graças à técnica 3-D, a atmosfera deixou de receber outras 15 toneladas de gases poluentes que seriam produzidos pelo príncipe se ele tivesse se deslocado a Abu Dhabi, localizada a aproximadamente 10 mil quilômetros de Londres.

Desse modo, os participantes do fórum puderam ver uma imagem holográfica tridimensional do príncipe Charles, durante seu breve discurso de cinco minutos, que foi gravado com um mês de antecedência, em Highgrove, Inglaterra.

As imagens gravadas foram transformadas em hologramas, usando uma técnica chamada "ghosting" (referente à palavra inglesa ghost, que significa fantasma). Então, foram projetadas no chão e refletidas em um papel especial, muito fino, criando a ilusão ótica da presença real de Charles no palco.

Voltar ao topo