Hollande apresenta projeto de lei sobre casamento gay

O governo da França enviou hoje ao Congresso a proposta de legalização do casamento gay no país, apesar da forte oposição das igrejas e dos setores conservadores franceses.

Promessa de governo do presidente socialista François Hollande, a proposição foi aprovada pelo Conselho de Ministros na terça. Além do matrimônio entre casais do mesmo sexo, o texto inclui a possibilidade de adoção para os homossexuais.

“É uma etapa importante para a igualdade de direitos”, declarou o ministro da Família, Dominique Bertinotti, após a reunião do Conselho, antes de confirmar que o debate passará ao Parlamento.

A legislação vai além do Pacto Civil de Solidariedade (PAC), que designa a união civil para pessoas do mesmo sexo e foi aprovada durante o governo do premiê Lionel Jospin, em 1999.

O PAC não permite a adoção, nem os direitos de herança ou de receber a pensão do cônjuge, o que está contemplado no projeto de lei aprovado nesta quarta-feira pelo governo socialista.

Nono europeu

Se a França autorizar o matrimônio homossexual, será o nono país da União Europeia a adotar a medida, após Espanha, Holanda, Bélgica, Portugal, Noruega,Suécia, Islândia e Dinamarca.

Segundo pesquisas divulgadas no fim de semana pelo jornal “Le Monde”, 58% dos franceses aprovam o casamento entre pessoas do mesmo sexo e 48% referendam a adoção para homossexuais.

O grande apoio, no entanto, é menor que o respaldo feito em outra sondagem, em 2011. Na ocasião, 63% dos franceses eram favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto 56% defendiam a adoção.

Voltar ao topo