Hillary participa de debate com estudantes em São Paulo

Em São Paulo, a agenda da visita da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, restringiu-se hoje a um debate com alunos e membros de ONGs na Universidade Zumbi dos Palmares e um encontro com executivos de empresas americanas, no mesmo local. Hillary pousou esta noite na Base Aérea de Guarulhos, de onde seguiu diretamente para a universidade.

Na universidade, a única do País voltada para negros, Hillary foi recebida por centenas de pessoas. A escolha da instituição, segundo o Consulado dos EUA em São Paulo, foi devido ao fato de que o Departamento de Estado queria enfatizar na visita sua disposição em colaborar com o Brasil em temas relacionados a inclusão social e promoção da diversidade.

“Os dois países têm muito a aprender um com o outro nessas áreas”, disse Benjamin Chiang, chefe do Departamento de Comunicações do consulado. Mas as divergências políticas com relação ao projeto nuclear iraniano acabaram ofuscando a agenda em São Paulo.

A Zumbi dos Palmares tem uma longa parceria com o consulado americano, do qual recebe apoio para trocas e acordos com universidades americanas. Nos EUA são 144 instituições de ensino com a mesma proposta, de inclusão de populações negras, segundo o diretor da universidade, Edson Miranda.

Em visita ao Brasil em março de 2008, a então secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, assinou um Plano de Ação Conjunta com o governo brasileiro, na qual os dois países se comprometiam a “trabalhar para eliminar a discriminação racial e étnica” em seus territórios.

Voltar ao topo