Hillary falará ao Congresso sobre ataque, diz deputada

Ileana Ros-Lehtinen, chefe do comitê de assuntos estrangeiros da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), disse hoje que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, falará diante de comitê do Congresso sobre o ataque ao consulado do país em Benghazi, na Líbia.

De acordo com a deputada, Hillary participará de reunião do comitê do Senado e da Câmara para apresentar evidências que constarão em relatório do Departamento de Estado, resultado de uma investigação interna de um conselho de responsabilidade daquele órgão.

O conselho foi criado para apurar mais informações sobre as falhas de segurança que teriam permitido que quatro americanos morressem em um ataque à missão, entre eles o embaixador Chris Stevens.

Clinton encontra-se na Austrália, e o Departamento de Estado não confirmou as afirmações de Ros-Lehtinen.

Deputados e senadores republicanos têm criticado a ação do governo americano nos dias que se seguiram aos ataques, ocorridos em 11 de setembro deste ano. Segundo eles, a administração tentou esconder da população a natureza terrorista das ações, ao alegar que teriam acontecido como consequência de protestos contra um filme anti-islâmico que saíram do controle.

Sucessora

Um dos principais alvos das críticas republicanas é a embaixadora americana na ONU, Susan Rice. Cotada para suceder Clinton no Departamento de Estado, Rice declarou a programas de TV dos EUA que o filme “A Inocência dos Muçulmanos” teria sido o estopim de uma onda de protestos que levou aos ataques em Benghazi. Acredita-se agora que os eventos daquele dia tenham sido de fato ataques terroristas.

Em sua primeira entrevista coletiva desde a reeleição, o presidente Barack Obama defendeu Rice. Segundo ele, a embaixadora foi à televisão a seu pedido e que ela “fez o que melhor que podia” com as informações disponíveis naquele momento.

O ex-diretor da CIA David Petraeus, que renunciou ao cargo no último dia 9, estava agendado para testemunhar hoje, mas o depoimento foi adiado para amanhã.

Voltar ao topo