Hillary elogia reunião com Irã, mas quer resultados

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que as conversas multilaterais com o Irã, hoje, em Genebra, foram “produtivas”. Hillary afirmou esperar, porém, que o país avance dos gestos para resultados mais concretos. “Foi um dia produtivo, mas ainda se espera provas disso para se festejar”, avaliou a secretária de Estado. “Nós queremos ver ações concretas.”

O governo iraniano é pressionado para encerrar seu programa nuclear. O processo de enriquecimento de urânio pode ser usado tanto para a produção de energia quanto para a fabricação de armas. Teerã garante ter apenas fins pacíficos, mas vários países, entre eles EUA e Israel, afirmam que Teerã possui um programa secreto para produzir armas.

O Irã manteve hoje um encontro com seis potências – os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Grã-Bretanha, Rússia, França e China) e a Alemanha. Não houve grandes avanços nas conversas, mas as partes devem manter uma nova reunião sobre o tema ainda em outubro, segundo uma agência estatal iraniana. As informações são da Dow Jones.