Ainda é prematuro para que comece a funcionar a primeira usina nuclear do Irã, afirmou hoje a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, durante visita a Moscou. Horas antes, a Rússia informou que a usina iraniana deve começar a funcionar ainda em 2010.

Hillary lembrou que os Estados Unidos defendem o direito do Irã de possuir um programa nuclear com fins civis. Apesar disso, Hillary afirmou que é preciso que Teerã “mude seu comportamento” e dê garantias ao restante do mundo de que suas intenções são pacíficas. “Na falta dessas garantias, nós achamos que seria prematuro avançar com qualquer projeto nesse momento, porque nós queremos enviar uma mensagem inequívoca aos iranianos.”

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que a usina nuclear na cidade de Bushehr, no sul iraniano, construída pela Rússia, deve começar a funcionar neste verão (boreal). Países como EUA e Israel temem que o Irã busque secretamente produzir armas nucleares, apesar de Teerã garantir que tem apenas fins pacíficos, como a produção de energia. As informações são da Dow Jones.