Hillary defende parceria com a China em temas globais

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, defendeu hoje que seu país e a China busquem posições conjuntas ao lidar com temas de importância global, desde a crise financeira até as ameaças à segurança internacional. “Para lidar com essas ameaças, precisamos encontrar pontos em comum e trabalhar juntos em busca de um mesmo objetivo, mesmo que discordemos com relação a determinados assuntos”, afirmou a chanceler norte-americana, na abertura do Diálogo Econômico e Estratégico entre os dois países, hoje, em Washington.

Ao citar a questão do respeito aos direitos humanos como um tema sobre o qual os dois países discordam, Hillary disse que a visão de equilíbrio de poder em um mundo multipolar precisa agora dar lugar a um novo mundo de “parcerias múltiplas”. “Nós acreditamos que, nas décadas por vir, os grandes países serão definidos menos por sua capacidade de dominar ou dividir e mais pela capacidade de resolver problemas”, declarou Hillary.

“É esta realidade, a de que nenhum país pode resolver sozinho os problemas de hoje, que exige uma nova arquitetura global de progresso”, afirmou. De acordo com a secretária de Estado, quando os dois países não tiverem os mesmos interesses quanto a um assunto, “eles devem ser honestos um com o outro”. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo