A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse hoje que a carta do Irã notificando a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre um acordo nuclear firmado com Brasil e Turquia tem “uma série de deficiências”.

continua após a publicidade

Após dois dias de conversas em Pequim entre altos funcionários dos Estados Unidos e da China, Hillary afirmou que o tema iraniano foi discutido, inclusive a carta enviada à AIEA. “Há uma série de deficiências, que não respondem às preocupações da comunidade internacional.”

O Irã notificou formalmente ontem a AIEA sobre sua resposta a uma proposta para que troque combustível nuclear. Pelo acordo, Teerã enviará urânio pouco enriquecido à Turquia, recebendo de volta combustível para seu reator de pesquisas na capital iraniana.

A própria AIEA ainda não comentou o conteúdo da carta. Potências como os EUA e a França têm se mostrado reticentes sobre o acordo, que, segundo eles, não responde aos temores internacionais em torno do programa nuclear do país persa.

continua após a publicidade

Washington anunciou na semana passada que chegou, junto com os membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – além dos EUA, China, Rússia, Grã-Bretanha e França -, a um acordo prévio sobre uma quarta rodada de sanções ao Irã no CS por seu programa nuclear.

Potências lideradas pelos EUA temem que o Irã mantenha um programa secreto para produzir armas nucleares. Teerã, porém, diz ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade