Helicóptero militar cai e deixa 17 soldados mortos

Pelo menos 17 soldados da Turquia morreram hoje após a queda de um helicóptero militar na montanha de Herekol, na Província de Siirt, no sudoeste do país.

Segundo o governador de Siirt, Ahmet Aydin, o aparelho, do tipo Sirkosky, caiu próximo a Pervari. O governo local e o Exército investigarão as causas do acidente, que até o momento é atribuído ao intenso nevoeiro na região.

Entre os mortos estão 13 agentes de comandos especiais e quatro membros da tripulação. Não há sobreviventes.
O acidente acontece em uma região controlada pelos curdos e levava agentes para fazer uma operação na região contra a minoria, que é reprimida pelo governo turco.

Curdos

Desde meados do ano cresceram os combates entre o Exército do país e militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, em turco), que é proibido.
Na última semana, aviões e helicópteros militares atacaram bases dos curdos na Província de Hakkari, próximo às fronteiras com o Irã e o Iraque, deixando pelo menos 42 mortos.

Desde 1984, quando o PKK foi proibido, mais de 40 mil pessoas, entre soldados, insurgentes e civis, morreram no conflito separatista. O partido curdo é considerado um grupo terrorista pela Turquia, os Estados Unidos e a União Europeia.

Os curdos são a maior etnia sem Estado do mundo. De acordo com estimativas, 26 milhões de pessoas pertencem ao grupo, em sua maioria muçulmanos sunitas. Eles habitam partes da Turquia e territórios em Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque e Síria e são reprimidos pelos governos desses países.