Hamas elogia ação ‘corajosa’ do Egito de abrir fronteira

As lideranças do Hamas elogiaram hoje a “corajosa” decisão egípcia de abrir permanentemente a passagem fronteiriça de Rafah entre os dois territórios. Um porta-voz do Hamas, Fawzi Barhum, comemorou o que considerou “uma decisão corajosa e responsável, que atende os palestinos e a opinião pública egípcia”.

“Nós esperamos que isso seja um passo rumo ao fim completo do cerco sobre Gaza”, afirmou o porta-voz em comunicado, pedindo que o mundo “siga o exemplo do Egito” para romper o bloqueio israelense, em vigor desde 2006.

O Egito afirmou ontem que abrirá a passagem de Rafah diariamente, para reduzir o peso do bloqueio sobre os palestinos. A medida deve entrar em vigor no sábado, dando aos moradores da Faixa de Gaza, controlada pelo grupo islâmico Hamas, uma saída para o mundo, já que Rafah é a única passagem por onde eles poderão evitar o território israelense para deixar a região.

A passagem ficará aberta durante oito horas por dia, a partir das 9h, com exceção de sextas-feiras e feriados, informou a agência estatal Mena. Por enquanto, ela fica aberta de modo intermitente, em geral apenas para palestinos com comprovadas necessidades humanitárias.

A decisão egípcia preocupou Israel. O vice-ministro da Defesa, Matan Vilnai, disse à rádio pública israelense que isso deve criar “uma situação muito problemática”. Não está ainda claro se haverá uma limitação de pessoas que poderão passar pela fronteira, nem se isso incluirá o trânsito de bens ou somente de pessoas.

Os planos para reabrir a passagem foram anunciados no final de abril, um dia após o Hamas chegar a um acordo de reconciliação com o grupo laico Fatah, que controla a Cisjordânia. Israel impôs o bloqueio a Gaza em junho de 2006, após militantes ligados ao Hamas sequestrarem o soldado Gilad Shalit, que ainda é mantido refém. O bloqueio foi reforçado um ano depois, quando o movimento islâmico tomou o controle do território, expulsando as forças da Autoridade Nacional Palestina (ANP). As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.