Hamas é favorável a cessar-fogo de um ano com Israel

O grupo militante palestino Hamas é favorável a um cessar-fogo de um ano na Faixa de Gaza e na região. A condição do grupo militante palestino é que as fronteiras do território sejam reabertas, disse nesta segunda-feira (2) um porta-voz do grupo Fawzi Barhum à agência France Presse. “Nós concordamos em princípio com um cessar-fogo de um ano”, disse o porta-voz. Porém, ele acrescentou que o grupo não decidiu sobre o cessar-fogo de 18 meses proposto por mediadores egípcios.

“Seja um ano ou um ano e meio, isso (o acordo) deve estar relacionado à abertura das passagens fronteiriças, incluindo Rafah, e ao fim do bloqueio (israelense)”, afirmou Barhum. O grupo está enviando uma delegação ao Cairo, no Egito, para discutir com mediadores egípcios sobre um cessar-fogo de um ano.

As divisões internas entre os palestinos complicam a trégua. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, do grupo laico Fatah, rival do Hamas, estava no Cairo hoje para conversas com mediadores egípcios. A intenção dessas conversas era avaliar a possibilidade de haver uma reconciliação entre os grupos palestinos. Abbas insiste que o Hamas deve reconhecer sua autoridade. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.