Veterano

Haiti empossa novo premiê, enquanto presidente prepara governo de consenso

O veterano político Evans Paul foi empossado como novo primeiro-ministro do Haiti, num momento em que o presidente Michel Martelly se prepara para anunciar a composição de um governo de consenso. Paul, que fazia oposição moderada a Martelly ante de se tornar seu número 2, assumiu oficialmente na noite desta sexta-feira.

Martelly passou a governar por decreto nesta semana, quando o Parlamento foi dissolvido após a expiração do mandato de seus integrantes. O Haiti está impossibilitado de realizar novas eleições porque um impasse entre Martelly e parlamentares de oposição bloqueou a legislação que regula disputas eleitorais.

Segundo Martelly, um novo governo de consenso será anunciado em breve e um conselho será estabelecido na próxima semana para iniciar os preparativos para eleições legislativas e municipais.

Ontem, milhares de manifestantes saíram às ruas da capital, Porto Príncipe, para exigir a renúncia de Martelly, em meio à incerteza causada pela dissolução do Parlamento.

O Haiti vai realizar eleições presidenciais este ano, uma vez que o mandato de Martelly chega ao fim em 2016. Fonte: Associated Press.