mundo

Guaidó nomeia executivos para conselho de transição da estatal venezuelana PdVSA

O autointitulado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, disse que o Congresso do país, controlado pela oposição, nomeou executivos para um conselho de transição para a estatal petrolífera PdVSA e suas subsidiárias americanas, incluindo a refinaria Citgo, sediada em Houston.

A Venezuela tem algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, mas a produção de óleo no país vem despencando há anos devido à severa crise econômica. Guaidó se autoproclamou presidente interino em 23 de janeiro ao argumentar que a reeleição de Nicolás Maduro foi fraudulenta. Controlar a indústria de petróleo seria fundamental para reestruturar a economia venezuelana.

Atualmente, o país bombeia apenas um terço dos 3,5 milhões de barris por dia que já foram produzidos quando o ex-presidente Hugo Chávez tomou o poder, em 1999. A capacidade de refino da Venezuela diminuiu em parte devido à falta de manutenção e falta de pessoal qualificado. Funcionários da PdVSA e da Citgo não foram imediatamente localizados para comentar o assunto. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo