A representante permanente do Peru na Organização dos Estados Americanos (OEA), Ana Rosa María Valdivieso, afirmou que o Grupo de Lima reconhece e apoia Juan Guaidó para assumir a presidência da Venezuela. Presidente da Assembleia Nacional, Guaidó se autodenominou ontem presidente interino do país, em desafio ao regime de Nicolás Maduro. O Grupo de Lima disse que apoia uma “transição democrática na Venezuela”, tendo uma nova eleição em vista.

continua após a publicidade

Valdivieso leu hoje um comunicado conjunto do Grupo de Lima, divulgado inicialmente na tarde de ontem. O organismo é formado pelos governos de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e Peru. Para essas nações, o governo de Maduro não é mais legítimo, por isso a importância da realização de eleições em breve, “com as garantias e padrões internacionais necessários para um processo democrático”.

continua após a publicidade

O Grupo de Lima ainda condena os atos de violência ocorridos na Venezuela e pede garantias ao Estado de Direito, aos direitos fundamentais das pessoas e à paz social, “enquanto se produz a transição de governo”.

continua após a publicidade

Ontem, Maduro afirmou que não pretende deixar o poder e criticou a postura de Guaidó, atacando ainda o apoio dado a ele por vários países, entre eles os Estados Unidos. Hoje, China, Rússia e Turquia declararam que continuam a apoiar Maduro, enquanto México e Uruguai se ofereceram para mediar o conflito.