Groenlândia aprova referendo de autonomia da Dinamarca

Os eleitores da Groenlândia aprovaram em referendo um plano com os objetivos de obter mais autonomia da Dinamarca e de aproveitar futuramente os possíveis recursos oriundos das reservas de hidrocarbonetos no litoral da ilha glacial, revelam os resultados oficiais divulgados hoje. A Comissão Eleitoral da Groenlândia informou que 76% dos eleitores votaram pelo “sim” no referendo de terça-feira (25) em resposta à pergunta sobre se desejavam mais autonomia da Dinamarca. O “não” alcançou 24% dos votos válidos. O comparecimento às urnas era facultativo.

O plano de autonomia, que conta com o apoio da Dinamarca, determina que a Groenlândia – um imenso território ártico com uma pequena população majoritariamente composta pela comunidade Inuit – assuma o controle da polícia local, dos tribunais e da guarda costeira. Além disso, o groenlandês, idioma falado pelos Inuits locais, passará a ser o idioma oficial do vasto território.

O plano de autonomia votado na terça também estabelece novas regras sobre a maneira de repartir as futuras receitas com petróleo entre a Groenlândia e a Dinamarca. O referendo foi considerado um passo essencial para a independência da Groenlândia, que hoje necessita de subsídios dinamarqueses para sustentar sua economia.