Greenpeace invade usina nuclear britânica

Um grupo de 19 membros da organização ambientalista Greenpeace conseguiu entrar na torre de controle da central nuclear britânica Sizewell B “para demonstrar a falta total de segurança da estação central atômica”.

Um grupo de voluntários pacifistas declarou que a invasão da estação nuclear revelou “a falta total de segurança e alerta” de uma das plantas nucleares mais importantes do Reino Unido e acrescentou que sua vulnerabilidade “diante de possíveis ataques terroristas é muito perigosa”.

“Alguns membros de nossa organização utilizaram equipes de alpinistas e cordas especiais para subir até a torre que contém a água pressurizada do reator”, declarou Blake Lee-Harwood, diretor da Greenpeace.

De acordo com o porta-voz, o grupo de manifestantes entrou na central nuclear durante a madrugada do último 14 de janeiro e nove deles conseguiram subir ao teto do reator, enquanto outros dez entraram na torre de controle. “O objetivo principal foi demonstrar o fácil que é entrar em uma central nuclear no Reino Unido: se indivíduos com propósitos pacíficos conseguem entrar sem problemas, não queremos imaginar o que aconteceria com grupos terroristas”, acrescentou Harwood.

“O Reino Unido está enviando tropas para uma guerra em grande escala no Iraque e a indústria atômica do país deveria se preparar para represálias. Mas isso evidentemente não está acontecendo e o povo deste país corre o risco de sofrer um ataque de destruição massiva”, disse.

A polícia de Suffolk, no norte do país, informou que foi chamada para deter os manifestantes que entraram ilegalmente na central nuclear. “Estamos trabalhando para esclarecer o que aconteceu na planta de Sizewell, em Suffolk, e a entrada ilegal de membros da Greenpeace”, informou o porta-voz da polícia.

Voltar ao topo