Grécia tem opções sobre quais reformas implementar, diz Praet

A Grécia tem opções sobre quais reformas precisa implementar para garantir nova ajuda financeira de seus credores, afirmou hoje o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Peter Praet.

“Há espaço para opções, mas também há limitações para as opções”, disse Praet a jornalistas, às margens de uma conferência de economia do Banco Central da Áustria.

Independentemente da decisão de reformar a educação, o mercado de trabalho ou de combater a corrupção, as reformas precisam ser sustentáveis e formar um pacote coerente, defendeu Praet.

Um dos exemplos de opções é a discussão atual sobre reduzir cortes propostos nas pensões da Grécia por meio da ampliação de cortes nos gastos militares, segundo Ewald Nowotny, presidente do BC austríaco e integrante do conselho diretor do BCE. “Há opções”, disse Nowotny, seguindo a linha de Praet.

Segundo Praet, as reformas estruturais não precisam significar austeridade para a população de um país, mas elas precisam ser comunicadas de forma concreta.

Praet também comentou que quanto mais se demora para fazer reformas, maiores os problemas que se herda. “Mas nunca é tarde demais”, afirmou.

Ao ser perguntado se o BCE está se preparando para uma possível saída da Grécia da zona do euro, Praet disse que o BCE tem experiência na preparação e gestão de crises. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo