Governo tenta reabrir aeroporto de Damasco

Ativistas na Síria relataram hoje o segundo dia de cortes na internet e em linhas telefônicas do país. Autoridades do governo afirmam que os problemas são resultado de trabalhos de manutenção, mas levantam-se suspeitas de uma manobra para comprometer o avanço de tropas rebeldes.

“Em alguns setores pode-se ter acesso à internet, mas com muitas dificuldades”, afirmou Rami Abdel Rahmane, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

“Também é muito difícil contatar as pessoas por telefone. Mas recebemos informações segundo as quais algumas regiões podem se comunicar através da telefonia fixa”, acrescentou.

A agência oficial Sana continua sem transmitir seu serviço de notícias, cuja interrupção ocorreu na quinta. Tampouco era possível ter acesso nesta sexta-feira ao site da Sana.

Voos

As autoridades atestaram que o aeroporto internacional de Damasco foi reaberto após confrontos entre insurgentes e governistas no local, ontem.

Contudo, jatos da força aérea da Síria bombardearam alvos rebeldes hoje perto da estrada que leva ao aeroporto. Uma companhia aérea regional disse que havia suspendido os voos internacionais para a capital por causa da violência.

Ativistas relataram que as forças de segurança entraram em confronto com rebeldes que tentam derrubar o presidente Bashar Assad em torno dos distritos de Aqraba e Babilla, na periferia sudeste de Damasco, que levam ao aeroporto internacional. Segundo o OSDH, a estrada já havia sido reaberta, mas o tráfego era mínimo.

“As companhias aéreas não estão operando para Damasco hoje”, informou um funcionário de uma empresa com sede em Dubai. A EgyptAir e a Emirates suspenderam voos para a Síria na quinta.

Voltar ao topo