Governo sírio afirma que pretende retomar controle de Alepo com apoio russo

As forças do governo da Síria, com apoio da Rússia, estão planejando uma operação de retomada da cidade de Alepo, afirmou o primeiro-ministro da Síria neste domingo. O uso do poder de fogo russo na ofensiva para retomar a principal cidade do país, controlada parcialmente por rebeldes desde 2012, põe dúvidas sobre o futuro do cessar-fogo na região.

“Junto com nossos parceiros russos, estamos nos preparando para uma operação para libertar Alepo e bloquear todos os grupos armados ilegais que estão violando o cessar-fogo”, disse o primeiro-ministro Wael al Halqi. A declaração foi dada durante um encontro com parlamentares russos e foi reportada pela agência de notícias Tass.

Rebeldes sírios, incluindo grupos islâmicos ligados à Al Qaeda, lançaram uma ofensiva na última semana para recapturar território próximo de Alepo o qual havia sido retomado por forças leais ao presidente sírio Bashar al-Assad. Na terça-feira, os rebeldes derrubaram com tiros um avião de guerra e capturaram seu piloto.

O acordo de cessar-fogo, que passou a vigorar em fevereiro, não cobre a Nusra Front, ligada à Al Qaeda, e nem o Estado Islâmico.

O anúncio desse domingo ocorre um mês depois de a Rússia dizer que estava retirando grande parte de suas forças aéreas da Síria. O presidente Vladimir Putin havia dito que a missão do Kremlin na Síria estava completa.

O poder de fogo russo está sendo considerado o principal responsável pela reversão das derrotas sofridas por Assad no campo de batalha. O governo reconquistou terras em Damasco das mãos de rebeldes moderados e islâmicos. A Rússia afirmou que manteria um contingente de jatos no país para sustentar a luta de Moscou contra grupos islâmicos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo