mundo

Governo interino da Bolívia anuncia restauranção de laços diplomáticos com Israel

O governo da Bolívia afirmou nesta quinta-feira que irá restaurar os laços diplomáticos com Israel, uma década após o então presidente Evo Morales cortar relações devido a uma ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.

A decisão foi anunciada pela atual ministra das Relações Exteriores do país, Karen Longaric, como parte da uma revisão da política externa da Bolívia após a renúncia de Morales, que deixou o cargo em 10 de novembro.

Longaric disse que o governo interino da presidente Jeanine Añez está se movendo para “corrigir tudo de ruim que aconteceu sob a administração anterior”.

O governo interino também nomeou Walter Oscar Serrate Cuellar como novo embaixador para os Estados Unidos, depois de 11 anos de rebaixamento na relação diplomática entre a Bolívia e os americanos.

Morales, que defendia o socialismo, declarou vitória nas eleições de 20 de outubro, mas protestos da oposição por suposta fraude eleitoral e um pedido das Forças Armadas forçaram Morales a renunciar e buscar asilo no México. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo