Governo da Tailândia decreta estado de emergência

Em meio a rumores de um golpe de Estado e uma onda de protestos liderada por um movimento oposicionista, o governo tailandês pediu nesta quinta-feira (27) aos militares para que permaneçam nos quartéis e decretou estado de emergência em relação a dois aeroportos tomados por manifestantes. “Eu gostaria de informar a todos os militares para realizarem suas tarefas como sempre. Não façam qualquer movimento nem fiquem à espera. Isso é para parar os rumores de golpe”, afirmou o porta-voz do governo Nattawut Saikuar, em uma rede de rádio nacional.

A Tailândia vive uma situação de forte instabilidade há dias. Milhares de manifestantes ocuparam dois aeroportos de Bangcoc – entre eles o internacional – e forçaram a interrupção dos pousos e decolagens. O governo emitiu nesta quinta decretos de emergência em relação aos aeroportos Suvarnabhumi e Don Mueang. A informação foi dada por um ministro, que pediu anonimato. A autoridade afirmou que o estado de emergência possibilitará ao governo restabelecer o controle e dispersar os manifestantes.

O chefe das Forças Armadas, general Anupong Paojinda, pediu na quarta ao primeiro-ministro Somchai Wongsawat para convocar novas eleições, a fim de encerrar o impasse. Somchai solicitou uma reunião emergencial de gabinete para a cidade de Chiang Mai, no norte do país, porém negou que vá deixar o cargo ou convocar eleições.

Anupong disse que o pedido ao primeiro-ministro para que dissolva o Parlamento e convoque eleições não era um golpe. Segundo o chefe militar, o governo ainda tem “total autoridade”. O porta-voz oficial negou que haja a intenção de retirar Anupong do comando dos militares. “Por favor, vivam suas vidas normalmente”, pediu o funcionário.

A Aliança do Povo pela Democracia é o grupo que protesta contra o governo e pede aos militares que derrubem o governo, democraticamente eleito. As manifestações contra o governo já duram seis meses, mas ganharam força nos últimos dias. Os protestos da mesma aliança culminaram em 2006 com um golpe militar contra o então primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra, acusado por corrupção. Thaksin foi condenado, mas afirma que o caso é político e vive exilado na Grã-Bretanha. O atual primeiro-ministro, Somchai, é cunhado de Thaksin e acusado de ser um fantoche do ex-líder. As informações são da Dow Jones.