O governo da Áustria disse nesta quarta-feira que vai boicotar todos os jogos de futebol da Eurocopa 2012 na Ucrânia em protesto ao tratamento dado à ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, que está presa e em greve de fome.

continua após a publicidade

“Nenhum membro do governo austríaco vai assistir aos jogos como forma de marcar nossa solidariedade”, disse o vice-chanceler e ministro de Relações Exteriores Michael Spindelegger após uma reunião de gabinete.

Segundo ele, o objetivo do governo foi enviar um sinal político a Kiev.

A ex-primeira-ministra, de 51 anos, foi sentenciada a sete anos de prisão em outubro por corrupção, julgamento que, segundo muitos países do Ocidente, teve motivação política. Ela afirmou ter sido espancada por guardas da prisão.

continua após a publicidade

No início da semana, o chanceler austríaco Werner Faymann disse que não assistiria a nenhum dos jogos da Eurocopa na Ucrânia, que é coanfitriã do torneio, juntamente com a Polônia.

O ministros dos Esportes, Norbert Darabos, disse também que não participaria de um amistoso anterior à competição, que vai acontecer em 1º de junho entre as seleções da Áustria e da Ucrânia, em Innsbruck.

continua após a publicidade

Mas Spindelegger e Darabos descartaram a possibilidade de a Áustria receber alguns dos jogos da Eurocopa 2012 após especulações de que outros países da região poderiam intervir e pedir a substituição da Ucrânia. A Áustria foi coanfitriã da Eurocopa de 2008 junto com a Suíça. As informações são da Dow Jones.