O líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, visitou fábricas de máquinas e de sabão, afirmou nesta terça-feira (25) a imprensa estatal. É a última de uma série de matérias nas últimas semanas sobre aparições públicas do líder. Acredita-se que Kim esteja se recuperando de um derrame. A estatal Agência de Notícias Central Coreana não forneceu uma data, mas havia uma referência às metas de uma das fábricas visitadas “até o fim de outubro”. Foram ainda divulgadas duas fotos de Kim, com uma aparência saudável.

continua após a publicidade

Kim, de 66 anos, forneceu “orientação em campo” em fábricas na cidade de Sinuiju, no oeste do país, na fronteira com a China, segundo agência. Fontes afirmam que Kim sofreu um derrame em agosto e passou por uma cirurgia no cérebro. Porém a Coréia do Norte nega que ele esteja doente.

A saúde de Kim é foco de interesse, pois ele governa com mão-de-ferro um país isolado, com armas nucleares e, além disso, ainda não nomeou um sucessor. A tensão aumentou na península nos últimos meses, com Pyongyang ameaçando restringir a passagem na fronteira com a Coréia do Sul, por causa do endurecimento de Seul nas suas políticas em relação ao vizinho.

continua após a publicidade