O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sugeriu na noite de segunda-feira (24) que seu governo pensa na possibilidade de estatizar mais algumas empresas instaladas no país. A declaração foi feita durante uma entrevista à imprensa, na qual o mandatário venezuelano falou sobre medidas econômicas que seu governo pretende adotar no futuro para promover sua agenda socialista.

continua após a publicidade

Chávez afirmou que seu governo concluirá os processos de estatização em andamento, inclusive o da Sidor, maior siderúrgica da Venezuela. No entanto, ele não forneceu detalhes sobre quais empresas ou setores seriam os próximos a passar para o controle do Estado.

O líder esquerdista venezuelano iniciou no ano passado uma série de estatizações, durante a qual o governo tornou-se acionista majoritário de projetos estratégicos de exploração de petróleo e assumiu o controle da maior companhia telefônica, do setor de energia elétrica e de toda a indústria cimenteira do país. Este ano, o governo também decidiu estatizar o Banco de Venezuela, instituição que pertencia ao banco espanhol Santander, que já havia manifestado a intenção de vender sua participação.

Chávez também afirmou que levará adiante seus planos socialistas. “O que temos agora é o terceiro estágio: a consolidação do socialismo”, afirmou. “E ninguém terá força para nos desviar desse caminho.”

continua após a publicidade

As declarações de Chávez foram feitas um dia depois da realização das eleições regionais no país. Os candidatos apoiados pelo governo ganharam na maioria dos Estados e municípios da Venezuela, mas viram a vitória da oposição nos Estados e nas cidades mais populosos. As informações são da Dow Jones.