Governo boliviano decreta prisão de governador

O governo da Bolívia decretou, na noite de sábado (13), a prisão do governador do departamento de Pando, Leopoldo Fernández, acusado de liderar manifestações contra o presidente Evo Morales que resultaram na morte de 16 pessoas, em enfrentamentos recentes no norte do país, fronteira com o Acre.

As informações são da agência BBC Brasil, com base em anúncio da ordem de prisão, feito pelo ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, em rede de TV. Segundo ele, a determinação do governo boliviano era uma resposta pelo fato de Fernández ter violado a Constituição e por ter gerado a sangrenta matança de camponeses em Pando.

Quintana acusou também o governador de chefiar grupos paramilitares e mafiosos no enfrentamento ao estado de sítio decretado pelo presidente Evo Morales. Até o momento, porém, não há confirmação de que o governador de Pando tenha sido preso.

O departamento de Pando, na fronteira com o Acre, foi o lugar dos enfrentamentos ocorridos na quinta-feira (11), que deixaram 14 mortos.

Na sexta-feira (12), já com o estado de sítio decretado e com a chegada dos soldados do Exército capital de Pando, Cobija, outras duas pessoas foram mortas.

Fernández, no entanto, desde que o estado de sítio foi decretado anunciou que não pretendia cumprir a ordem, segundo informou a imprensa local. “Não temos por que cumpri-lo”.