Governo americano nega captura de avião não tripulado no Irã

Os Estados Unidos negaram hoje que o Irã tenha capturado um avião não tripulado do modelo ScanEagle. Segundo a República Islâmica, o aparelho foi interceptado quando entrou no espaço aéreo do país, no golfo Pérsico.

Segundo o porta-voz da Quinta Frota americana, sediada no Bahrein, Jason Salata, todas as aeronaves não tripuladas, também conhecida como drones, estão plenamente disponíveis. Ele afirmou que casos como esse ocorreram outras vezes, mas não recentemente.

Ele também desconfiou da reivindicação iraniana de que o avião tenha ingressado no espaço aéreo do país, porque diz que os aparelhos só fazem inspeções em águas e espaços aéreos internacionais.

Se confirmada a captura, o ScanEagle também poderia ser de outros países do Golfo, como os Emirados Árabes Unidos, que também possuem o drone americano.

Mais cedo, a Guarda Revolucionária (Exército) do Irã anunciou em comunicado que havia capturado um avião não tripulado americano que invadiu seu espaço aéreo.

O texto não revela em que circunstâncias o drone foi recolhido. Segundo o comandante da força marítima, almirante Ali Fadavi, o aparelho era do tipo ScanEagle, que tem como base os navios de guerra americanos.

Esta é a segunda vez em um ano que Teerã anuncia ter capturado um drone de observação americano que sobrevoava seu território.

Em dezembro de 2011, as forças iranianas conseguiram interceptar e fazer pousar um aparelho de observação de longo alcance RQ-170 Sentinel no leste do país.
O Scan Eagle, com uma envergadura de três metros, é um avião de observação tática com um raio de ação de 100 quilômetros, mas capaz de voar durante 20 horas, segundo a fabricante Boeing.

Em 1º de novembro, aviões iranianos abriram fogo contra um drone americano MQ1 que, segundo Teerã, entrou no espaço aéreo iraniano em uma missão de observação da região costeira de Bushehr, no Golfo, onde fica o terminal petroleiro de Kharg e a única central nuclear iraniana.

Voltar ao topo