General próximo à família Assad foge para a Turquia

O general sírio Manaf Mustafa Tlass, comandante de uma brigada da Guarda Republicana e próximo à família do líder Bashar al Assad, fugiu à Turquia, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes do movimento rebelde sírio, o que representa um abalo significativo ao regime de Damasco.

Tlass, que por enquanto não anunciou oficialmente sua deserção, é filho do ex-ministro de Defesa Mustafa Tlass, que ocupou o cargo entre 1972 e 2003 e é considerado um dos homens da velha guarda do falecido presidente Hafez al Assad.

Da Turquia, o número 2 do Exército Livre Sírio (ELS), Malek al-Kurdi, disse por telefone à Efe que Tlass chegou nesta quarta-feira à noite e pretendia comparecer nas próximas horas ao quartel onde a cúpula rebelde síria tem na Turquia.

“Esta deserção significa que o regime está em uma situação de desmoronamento e representa um giro importante no andamento da revolução e abre as portas a maiores deserções”, destacou Kurdi.

Já o site de notícias “Syriasteps”, citando uma fonte de segurança de alto nível, assinalou que a fuga de Tlass ocorreu porque o general teria descoberto que os serviços de inteligência possuíam informações sobre seus contatos no exterior e sua supervisão de operações terroristas dentro da Síria.

A fonte acrescentou que Tlass era vigiado pelos serviços secretos sírios e tinha se retirado há um ano de suas funções como comandante da brigada 105 da Guarda Republicana – corpo de elite do Exército sírio comandado por Maher al Assad, irmão mais novo do presidente Bashar al Assad (o grupo é acusado de realizar as maiores operações de repressão contra a oposição).

Há três dias, 85 soldados do Exército sírio, entre eles um general e 14 militares de alta patente, chegaram à Turquia acompanhados de suas famílias através da passagem fronteiriça de Reyhanli.

Voltar ao topo