Deserção

Generais sírios desertam e buscam refúgio na Turquia

Outros dois generais da Força Aérea da Síria acompanhados de mais 12 militares e suas respectivas famílias – 55 pessoas no total – desertaram e chegaram hoje (28) à Turquia, informou a agência de notícias turca “Anadolu”.

Os dois generais, cujas identidades não foram reveladas, chegaram de madrugada à fronteira turca no município de Reyhanli, na província de Hatay, segundo a agência.

Eles chegaram ao local junto com cinco coronéis, dois comandantes, um capitão, quatro tenentes e suas respectivas famílias, e foram levados ao acampamento de Apaydin, que abriga exclusivamente militares de alta patente.

Segundo a imprensa local, pelo menos 30 generais sírios que desertaram já estão em solo turco.

Os dois generais, ambos comandantes regionais da aviação síria, cruzaram a fronteira entre a Turquia e a Síria com várias dezenas de militares e suas famílias.

Estas deserções acontecem depois de os rebeldes terem conseguido entrar no aeroporto militar de Menagh, próximo a Aleppo (norte), ontem, onde enfrentam o exército, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) e ativistas.

O chefe da Polícia Militar da Síria, general Abdul-Aziz al Shalal, renunciou ao cargo e confirmou sua deserção em um vídeo divulgado anteontem por grupos rebeldes.

A saída de Shalal foi mais uma renúncia do grupo próximo ao ditador sírio. Em julho, o regime perdeu o general Manaf Tlass, que buscou refúgio na França, e em agosto foi a vez do então primeiro-ministro Riyad Hijab.

A nova baixa acontece em meio à perda de controle das tropas governamentais e o aumento das forças dos rebeldes, após 21 meses de conflito. Desde março de 2011, cerca de 45 mil pessoas morreram no país, segundo ativistas.

A “Anadolu” acrescenta que hoje entraram na Turquia, também pela região de Reyhanli, 14 sírios feridos nos intensos combates perto da cidade de Idlib.

Segundo números divulgadas anteontem pela Direção de Emergências da Turquia (Afad), os 14 campos de refugiados no país abrigam atualmente 147 mil pessoas.