Gbagbo insiste que venceu eleições na Costa do Marfim

O presidente com mandato vencido na Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, insistiu hoje a um canal de televisão da França que ele venceu as eleições do ano passado. Falando por telefone ao canal LCI, Gbagbo sugeriu que não está pronto a negociar sua partida. Mais cedo, funcionários franceses disseram que estão em curso negociações para ele deixar o poder.

Gbagbo disse que Alassane Ouattara, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela comunidade internacional como o verdadeiro vencedor, “não venceu as eleições”. O canal LCI disse que a entrevista foi realizada hoje.

Uma força internacional lançou ontem uma ofensiva, após várias tentativas de convencer Gbagbo a deixar o poder de modo pacífico. Uma resolução do Conselho de Segurança (CS) da ONU autoriza que a força estrangeira ataque o arsenal de Gbagbo, que foi usado para atacar civis. As forças de Ouattara lançaram um ataque a partir do norte para tomar o controle da maioria do país, desde a semana passada. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Voltar ao topo