Furacão Paloma segue em direção às Ilhas Cayman

O furacão Paloma, classificado na categoria 1, seguia nesta sexta-feira (7) em direção às Ilhas Cayman. Uma tempestade atingiu as ilhas caribenhas provocando uma corrida aos supermercados, pois muitos habitantes queriam se prevenir estocando alimentos e outros produtos. O furacão deve atingir ou passar perto de Grand Cayman no fim do dia ou início de sábado, segundo os meteorologistas. Em seguida, ele deve ganhar força e se dirigir a Cuba, que ainda se recupera de dois outros furacões nesta temporada.

O jornal do Partido Comunista cubano Granma afirmou que o Paloma representa “uma ameaça potencial para a ilha”. Previsto para atingir Cuba no domingo (9), o fenômeno pode ser elevado à categoria 3, com ventos de até 179 quilômetros, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami. Após cruzar Cuba, a previsão dos especialistas é que o furacão perca força e não ameace outras áreas.

O governo das Ilhas Cayman pediu que as pessoas permanecessem em casa e preparava a retirada de moradores de regiões de risco. Também há um plano para se fechar o principal aeroporto da região. O Paloma estava na manhã de hoje 120 quilômetros a sul-sudoeste de Grand Cayman.