Furacão Ernesto deixa 155 desabrigados na Guatemala

O furacão Ernesto deixou pelo menos 155 pessoas desabrigadas em sua passagem pela Guatemala para em seguida perder força e se transformar em tempestade tropical ao ingressar na península mexicana de Iucatã, informou nesta quarta-feira uma fonte oficial.

A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) detalhou em comunicado que as chuvas afetaram 155 pessoas nos bairros El Rastro e Ixobel e nas colônias El Milagro e Santa Fe, no departamento de Petén (Guatemala).

Também foram registrados nessas comunidades 30 imóveis com danos leves. Cerca de 25 dos desabrigados foram recebidos no templo católico do Milagre, informou.

Os danos causados por “Ernesto” em passagem pela Guatemala foram mínimos, mas a região do norte e do Caribe continuarão sendo atingidas por chuvas e atividades elétricas durante as próximas horas, afirmou a Conred.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Insivumeh), a maior acumulação de chuvas causadas pelo fenômeno climático foi registrada em Poptún, com 77,1 milímetros, seguido por San José e Flores, em Petén, com 27 e 21,6 milímetros, respectivamente.

Voltar ao topo