Funcionário da Comissão Suprema Eleitoral líbia morre em ataque

Um funcionário da Comissão Suprema Eleitoral morreu nesta sexta-feira (06) em uma ataque ao helicóptero que transportava urnas eleitorais à cidade de Benghazi, no leste da Líbia, onde no próximo sábado serão realizadas as eleições para o Conselho Nacional Geral do país, informou à Agência Efe uma fonte de segurança local.

A autoria do ataque ainda é desconhecida, e o helicóptero foi obrigado a realizar um pouso de emergência. Além disso, um foguete e uma bomba foram lançados em um hospital de Benghazi, a segunda maior cidade do país, sem deixar mortos. A fonte acrescentou que o prédio foi atingido perto da porta principal.

Na última quinta-feira (05), outro grupo de desconhecidos ateou fogo ao armazém no qual se encontravam as urnas para as eleições.

Todas as urnas foram queimadas no incêndio, embora fontes oficiais indiquem que a Comissão Suprema Eleitoral está fazendo todo o possível para evitar atrasos na abertura dos colégios eleitorais, prevista para as 8h (hora local, 3h em Brasília).

Além disso, na última noite um grupo de manifestantes forçou o fechamento de dois portos petroleiros do leste de Líbia para exigir uma “distribuição mais equitativa” das 200 cadeiras da CNG.