Franceses marcham a favor do casamento gay

Dezenas de milhares de pessoas – 150 mil segundo os organizadores e 60 mil de acordo com a polícia – se manifestaram neste domingo em Paris para apoiar o casamento gay, que é objeto de um projeto de lei do Governo de esquerda que tramitará no Parlamento no final de janeiro.

A passeata, que percorreu várias avenidas do centro da cidade entre a Praça da Bastilha e o Palácio de Luxemburgo, sede do Senado, aconteceu um dia após uma dezena de concentrações em outras cidades francesas organizadas também pelo coletivo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

Um dos grandes objetivos do coletivo era responder à mobilização dos contrários à legalização do casamento gay, que no último dia 17 de novembro conseguiram reunir mais de 100 mil pessoas contra os planos do Executivo de esquerda.

A outra meta é pressionar o Governo para que cumpra plenamente a promessa de campanha do atual presidente francês, François Hollande, de legalizar o casamento para todos os casais, assim como a adoção.

Segundo o coletivo, o projeto de lei adotado pelo Conselho de Ministros não cobre todas suas expectativas, em particular ao não incluir o direito à procriação assistida para as lésbicas – que já existe na Espanha e na Bélgica -, e ao deixar à discrição do Parlamento a incorporação deste ponto durante a fase de tramitação da lei.

Uma forma de indicar que embora sua vontade inicial não fosse incluir essa questão na legalização do casamento gay, se os parlamentares de esquerda apresentam uma emenda a esse respeito, o Governo não se oporá e inclusive poderia respaldá-la.