França investiga falha em mudança de trilhos de trem

A empresa ferroviária estatal francesa SNCF disse que irá investigar se o descarrilamento do trem que causou pelo menos seis mortes perto de Paris na última sexta-feira, 12, foi motivado por uma possível falha no sistema de mudança de trilhos.

O trem lotado, que deixou Paris na sexta-feira à tarde, com 385 passageiros, saiu dos trilhos após cerca de 20 minutos de uma viagem de três horas programadas através da estação Bretigny-sur-Orge. Ele colidiu com a plataforma e alguns carros tombaram.

Agentes da SNCF disseram que os resultados preliminares mostraram que uma placa de metal, parafusada no lado dos carris para os manter alinhados, parecia estar solta e foi o motivo de causar o descarrilamento de vários vagões. “A placa mudou da direita para o meio, impedindo as rodas de passarem normalmente”, disse o presidente da SNFC, Guillaume Pepy, em uma entrevista coletiva.

Alguns especialistas questionaram como um peça, que normalmente é apertada por quatro parafusos com outras peças de travamento, poderia ter se soltado. “Essa é a questão principal”, disse Pepy. “É muito cedo para fazer conjecturas,” disse.

Na manhã deste sábado, 13, o ministro dos Transportes, Frédéric Cuvillier, afirmou que 30 pessoas ainda eram consideradas feridas, incluindo nove em estado grave. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo