França alerta para crimes contra humanidade na Líbia

A violência durante os protestos contra o regime na Líbia “pode constituir crime contra a humanidade” e “envolver a justiça internacional” deveria ser considerado, afirmou hoje o Ministério das Relações Exteriores da França em um comunicado. No Reino Unido, o ministro das Relações Exteriores, William Hague, sugeriu que seja realizada uma investigação internacional sobre as “atrocidades” que estão ocorrendo na Líbia.

Segundo o ministério francês, uma resolução da ONU está sendo discutida e vai “condenar fortemente a grande e inaceitável violência que ocorre atualmente” na Líbia, com centenas de mortos nas manifestações contra o ditador Muamar Kadafi. A resolução vai “fazer as autoridades da Líbia enfrentarem suas responsabilidades”, disse.

“A violência pode constituir crimes contra a humanidade”, afirmou o ministério francês. “Todas as ações possíveis precisam ser examinadas, incluindo envolver a justiça internacional”, acrescentou, em uma aparente referência à Corte Criminal Internacional.

Hague, por sua vez, declarou à rádio BBC que depende da comunidade internacional aumentar a pressão sobre o regime de Kadafi. “Certamente nós vamos querer algum tipo de investigação internacional, mas com certeza para conseguir isso vamos ter de convencer outros países”, disse. “Estamos conseguindo apoio de outros países”. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.