França acusa suposto líder do ETA de terrorismo

A França acusou nesta sexta-feira (21), por terrorismo, o suposto líder do grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade), segundo um funcionário judicial. Um juiz acusou Mikel Garikoitz Aspiazu, chamado de “Txeroki”, por “associação com uma atividade terrorista”. As autoridades espanholas afirmam que Aspiazu, de 35 anos, era o líder do aparato militar do ETA e suspeitam que matou dois guardas civis desarmados em Cap Breton, em dezembro de 2007. Os guardas colaboravam com autoridades na repressão ao grupo.

O ministro do Interior da Espanha, Alfredo Pérez Rubalcaba, chegou a afirmar que “Txeroki” é o líder máximo do ETA. Aspiazu foi detido no dia 17, junto com Leire López Zurutuza, no sudoeste da França. Os dois foram levados a Paris.

O ETA é considerado uma organização terrorista pela União Européia e pelos Estados Unidos. Começou a luta armada em 1968, exigindo um país basco independente no norte da Espanha e sudoeste da França. Desde então matou mais de 800 pessoas, na maioria em território espanhol.

Voltar ao topo