Forças iraquianas e curdas lançaram uma nova ofensiva em uma cidade próxima a Mosul como parte de uma massiva operação direcionada a retomar a segunda maior cidade do país das mãos do grupo extremista Estado Islâmico. As forças curdas, conhecidas como peshmerga, disseram ter iniciado a ofensiva na madrugada de domingo em duas frentes a nordeste de Mosul.

continua após a publicidade

O major general Haider Fadhil, das forças especiais iraquianas, disse que partes da cidade de Bashiqa foram tomadas. Ele afirmou ainda que os curdos capturaram dois vilarejos próximos.

continua após a publicidade

Ao longo da última semana, forças iraquianas e curdas batalharam contra o Estado Islâmico em um cinturão de cidades e vilarejos praticamente inabitados próximos a Mosul. A ofensiva envolve mais de 25 mil soldados iraquianos em terra, além de aeronaves de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos.

continua após a publicidade

Espera-se que os ataques levem semanas, senão meses, até que o Estado Islâmico seja expulso de Mosul, onde vivem mais de um milhão de civis.

Bashiqa fica próxima a uma base militar de mesmo nome onde 500 soldados turcos treinam combatentes sunitas e curdos. A presença de tropas turcas irritou o Iraque, que diz que nunca deu permissão para a entrada no país. A Turquia se recusa a aceitar a demanda.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, visitou os dois países recentemente e chegou à capital regional curda de Irbil neste domingo, onde deve discutir o tema com o líder Masoud Barzani.

Após o encontro com os líderes turcos, Carter havia anunciado um “acordo de princípios” para o papel da Turquia na operação. Apesar disso, o primeiro ministro iraquiano Haider al-Abadi pareceu rebater a ideia ao se encontrar com Carter no sábado, insistindo que Mosul era uma “batalha iraquiana”.

As forças participando na ofensiva de Mosul incluem tropas iraquianas, os peshmerga, combatentes tribais sunitas e milícias xiitas sancionadas pelo Estado. Muitos temem que a operação poderia aumentar tensões entre as diferentes comunidades do Iraque, que estão se aliando contra o Estado Islâmico mas se dividem quanto a uma série de outros assuntos, incluindo o futuro dos territórios. Fonte: Associated Press.