Filipinas apoia aumentar importância do exército japonês

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino III, endossou a pressão do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, para ampliar a importância do exército japonês.

Após encontro com Abe, Aquino mostrou apoio à proposta de reinterpretar a constituição pacifista do Japão, de modo a permitir que os militares defendam não apenas o Japão, mas também aliados sob ataque. O presidente filipino afirmou que as nações amigas só tem a se beneficiar com essa reinterpretação.

O partido de Abe enfrenta difíceis negociações sobre o tema com a coalizão. Sob a atual interpretação, o Exército somente pode utilizar a força para defender o Japão.

O apoio de Aquino vem em um momento no qual Japão e Filipinas estreitam os laços face à expansão militar da China, que se engaja em disputas territoriais com as duas nações. Nenhum dos dois mencionou a China. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.