Filho de ex-ditador é declarado vencedor no Gabão

O ministro de Interior do Gabão, Jean-François Ndongou, anunciou hoje que Ali Bongo Ondimba, o filho do ex-ditador Omar Bongo, foi o vencedor da eleição presidencial. Ndongou informou à emissora estatal que Ali Bongo obteve 41,7% dos votos. O líder oposicionista Andre Mba Obame recebeu 25,8% e Pierre Mambounda, outro líder da oposição, ficou em terceiro, com 25,2%.

Dezessete candidatos concorreram, no domingo, na contestada disputa para substituir o ex-ditador, que morreu em junho após 41 anos no poder. O filho mais velho do ex-líder tinha muito mais recursos na campanha que os rivais, com forte presença na capital e viagens de avião pelo país. Mais cedo, hoje, a polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes em uma praça próxima da comissão eleitoral.

O Gabão é um país de 1,5 milhão de habitantes na 107ª posição, em um total de 179 países avaliados, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). O IDH leva em conta dados como renda per capita, expectativa de vida e alfabetização. Ex-colônia francesa, a nação do oeste africano é rica em minério de ferro e petróleo, riquezas naturais que ainda não foram revertidas para o bem-estar da população. Com informações da Dow Jones.

Voltar ao topo