FBI prende quatro perto de Los Angeles por associação com a Al Qaeda

Quatro homens foram presos perto de Los Angeles acusados de conspiração, por associação com a Al Qaeda, segundo o FBI. Eles também estariam em contato com o Taleban.

Segundo as autoridades, os suspeitos planejavam matar soldados americanos e bombardear instalações do governo.

Um dos homens, um cidadão dos EUA nascido no Afeganistão, estaria incentivando dois dos outros a adotar a doutrina jihadista, repassando a eles lições de grupos extremistas disponíveis na internet.

Os três expuseram suas conexões e posições ideológicas na rede social Facebook por mais de um ano. Um outro chegou a detalhar suas intenções em participar do projeto jihadista extremista a um agente do FBI, de acordo com a CNN.

O quarto homem foi recrutado posteriormente pelo grupo. Se condenados, cada um poderá pegar 15 anos de prisão.

Viagem

Os três membros que recebiam instrução planejavam viajar para receber treinamento de terroristas e conduzir ataques no Afeganistão ou no Iêmen. Durante a preparação da empreitada, segundo o FBI, as mensagens na internet foram apagadas. Dois membros também praticaram tiro em um campo de treino de Los Angeles.

Uma semana antes da captura, ocorrida ontem, os três haviam vendido seus bens, incluindo um carro. Passagens aéreas foram compradas na própria segunda para a Cidade do México, e de lá para Istambul.