Fatah: governo de união será formado em 1 semana

Uma importante autoridade palestina disse hoje que o governo de união palestino será formado no período de uma semana no âmbito do acordo de reconciliação de 27 de abril. “Eu espero que em uma semana tenhamos um novo governo formado por consenso”, disse Nabil Shaath, figura importante do Partido Fatah, ao qual pertence o presidente Mahmud Abbas.

Segundo ele, delegações das duas facções rivais, Fatah e Hamas, vão se reunir nos próximos dias na capital do Egito para elaborar uma lista de governo. “Assim que o governo estiver instalado, o comitê de monitoração árabe, liderado pelo Egito, vai diretamente para Gaza e provavelmente terá escritórios em Gaza”, que atualmente é controlada pelo Hamas, afirmou Shaath.

“Com isso, o governo vai iniciar o plano de unificação, vai estabelecer todos os comitês que fizerem parte do acordo do Cairo, tudo por consenso”, disse o integrante do Fatah, referindo-se aos comitês que cuidarão da segurança, reconciliação, administração e eleições.

Sobre o cargo de primeiro-ministro, posto atualmente ocupado por Salam Fayyad e o favorito dos doadores internacionais, Shaath disse que “se não chegarmos a um consenso sobre ele (Fayyad), analisaremos uma lista de outros palestinos”.

O acordo entre o partido de Abbas, o laico Fatah, e o movimento islamita Hamas pede a formação de um governo interino composto por pessoas que não sejam ligadas a nenhuma das facções e que administre os territórios até as eleições gerais, que devem acontecer no prazo de um ano. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo