A facção do Movimento de Libertação Nacional da Palestina (Fatah), à qual pertence o presidente Mahmoud Abbas, deve reafirmar sua posição de não reconhecer Israel como um estado judeu em congresso majoritário da organização na semana que vem.

continua após a publicidade

De acordo com documento obtido pela AFP, o congresso também deve vetar a retomada das negociações pacíficas enquanto Israel prosseguir com a construção de assentamentos em Jerusalém e na Cisjordânia.

O congresso do Fatah, que começa na terça-feira (4), em Ramallah, será o primeiro do tipo em 20 anos e espera a presença de aproximadamente 2 mil delegados de todo o mundo.

Israel está sob pressão diplomática devido à sua política de assentamentos, particularmente no leste de Jerusalém, que foi capturado durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e depois anexado em um ato não reconhecido pela comunidade internacional.

continua após a publicidade

Israel vê toda Jerusalém como sua “eterna e indivisível” capital. Os palestinos, por sua vez, querem que o leste da cidade – onde moram cerca de 200 mil israelenses judeus em 121 assentamentos e 268 mil palestinos – seja a capital de seu futuro estado.