Farc liberam quatro reféns em meio ao diálogo de paz

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) libertaram hoje quatro chineses que haviam passado mais de um ano em poder da guerrilha, num cativeiro no departamento de Caquetá, no sul da Colômbia.
A libertação ocorre em meio às negociações entre o governo colombiano e a guerrilha, que estão reunidos em Havana, em Cuba, para fechar um acordo de paz.
De acordo com informações da polícia local, os chineses foram entregues à Cruz Vermelha na região de Los Pozos, em San Vicente de Caguán. A viagem deles para a capital, Bogotá, estava prevista para hoje.
Zhau Hong, Yang Jing, Tang Guo Fu e o tradutor deles trabalhavam para a empresa Great Western Drilling Company (GWDC), terceirizada da petroleira Emerald Energy.
Os estrangeiros, que não sabiam falar espanhol, foram sequestrados em 8 de junho de 2011, em San Vicente de Caguán, quando viajavam em uma camionete. Na época do crime, os chineses estavam havia quatro meses no país.
O diálogo iniciado na última segunda-feira em Havana entre o governo colombiano e os rebeldes das Farc corresponde à segunda rodada de negociações e tem previsão de durar dez dias.
Estão em pauta a reforma agrária, o narcotráfico, o desarme dos rebeldes, sua participação política e a indenização às vítimas do conflito, que dura mais de 50 anos.

Voltar ao topo