Farc anunciam cessar-fogo unilateral com duração de dois meses

Os negociadores das Farc no processo de paz com o governo colombiano anunciou, hoje, um cessar-fogo unilateral com duração de dois meses, válido a partir de amanhã. O anúncio marca o início, em Havana (Cuba), da segunda fase das negociações.

“Essa decisão das Farc é uma contribuição para fortalecer o clima de entendimento necessário para que as partes que estão começando o diálogo cheguem ao propósito desejado por todos os colombianos”, disse o negociador, Ivan Marquez.

O confronto já dura quase 50 anos, deixou milhares de mortos e milhões de desalojados. É a mais longeva dissidência da América Latina. O eventual fracasso nas negociações significará mais anos de combate e de ajuda financeira estrangeira, além de um novo golpe na reputação do país. Três diálogos de paz anteriores falharam.

Desta vez, porém, os dois lados se dizem otimistas. O presidente Juan Manuel Santos pressiona para que um acordo saia dentro de nove meses. Mas há muitos pontos conflitantes, nos cinco temas a serem debatidos: a divisão de terras, o futuro político e legal dos rebeldes, o fim definitivo do confronto, o narcotráfico e a indenização às vítimas.

Tanto a delegação governista quanto a guerrilheira chegaram em carros de luxo ao centro de convenções em que se reunirão quase diariamente, até o fim das negociações. O complexo fica em Cubanacan, o bairro mais sofisticado de Havana.

Graças à ajuda dos EUA, as Farc sofreram desde 2002 ofensivas que reduziram seu total de integrantes a cerca de 8.000, abrigados em pontos remotos da selva colombiana. O grupo se sustenta com narcotráfico, sequestros e um “imposto de guerra” cobrado nos territórios em que opera.

O processo de paz foi lançado formalmente em 18 de outubro, em Oslo, na Noruega. Os governos de Cuba e Noruega atuam como fiadores dos diálogos de paz, enquanto Chile e Venezuela são os colaboradores.

Voltar ao topo