A libertação planejada para esta quinta-feira de dois policiais detidos por rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), na Colômbia, foi adiada, de acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

continua após a publicidade

“A libertação, que era para ter ocorrido hoje, não vai acontecer”, disse o presidente do CICV Peter Maurer, a jornalistas em Bogotá. “Esperamos que isso possa ocorrer na primeira oportunidade possível e que possa resolver todas as questões não solucionadas”.

O CICV, junto com outro grupo não-governamental, o Colombianos pela Paz, foram mais cedo para um local desconhecido para resgatar os policiais presos, Cristian Camilo Yate e Victor Gonzalez.

A ex-senadora e líder do grupo Colombianos pela Paz, Piedad Cordoba, culpou o enxames de jornalistas pelo atraso. Ela alega que os jornalistas invadiram a região onde a entrega deveria ter ocorrido. “A presença de jornalistas na área criou um obstáculo, bloqueando esta missão humanitária”, disse Córdoba via Twitter.

continua após a publicidade

Ela escreveu que uma nova tentativa para libertar os homens pode acontecer no sábado – dia estabelecido para a entrega de um soldado colombiano capturado pelos rebeldes em um confronto separado.

O Exército suspendeu as operações militares na região onde a entrega deveria ter acontecido.

continua após a publicidade

As negociações entre o governo de Bogotá e os rebeldes colombianos começaram no dia 19 de novembro em Cuba e agora estão em recesso. Eles pretendem acabar com a mais longa insurgência da América Latina em curso, que atua há meio século. As informações são da Dow Jones.